Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A arte de humanizar em tempos de pandemia: a experiência da SESAB na produção do acolhimento / The art of humanizing in pandemic times: SESAB'S experience in reception production / Arte de humanizar en tiempos de pandemia: la experiencia de SESAB en la producción de acogida

Ramos, Ana Cristina Coelho; Almeida, Bruno Guimarães de; Bowes, Érica Cristina Silva; Moura, Luciano de Paula; Adorno, Rosana Santos Batista; Lemons, Suelen Class.
Rev. baiana saúde pública ; 45(2, n.esp): 201-216, 10 out. 20211.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1342845
Este trabalho buscou relatar a experiência da rede de humanização atuante no Sistema Único de Saúde da Bahia (SUS-BA) durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Essa rede realizou diversas estratégias para colocar em prática os dispositivos e as diretrizes das Políticas Nacional e Estadual de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS. O objetivo é descrever o processo de implementação da humanização nas unidades de saúde no estado da Bahia, durante a pandemia da Covid-19. A partir de análise documental, foi desenvolvido um estudo descritivo de metodologia qualitativa, que utilizou as técnicas de observação participante e coleta de dados secundários, registrados em um formulário desenvolvido na plataforma virtual Microsoft Form. O formulário foi respondido por trabalhadoras(es) e gestoras(es) das unidades da rede assistencial, gestão direta e indireta da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e outras unidades importantes para a rede de humanização do SUS-BA. A partir das experiências, foi possível perceber a forte atuação da rede no enfrentamento à pandemia, que fortaleceu as ações de cuidado aos trabalhadores e usuários nas unidades da Sesab. Considera-se necessária a continuidade dessas práticas e a concretização da rede para além do momento de pandemia, sendo fundamental a inerência de tais práticas humanizadas para a potencialização do SUS.
Biblioteca responsável: BR15.1