Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desafios apresentados por primíparas frente ao processo de amamentação / Challenges presented by primiparas in the breastfeeding process

Rodrigues, Gilcynara Maria Moura; Ferreira, Elisângela da Silva; Neri, Débora Talitha; Rodrigues, Diego Pereira; Farias, Jucenira Rodrigues; Araújo, Yanka Isabelle da Silva.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 24(281): 6270-6279, out.-2021.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1343956

Objetivo:

Descrever as principais dificuldades encontradas por primíparas diante do processo de amamentação.

Método:

Trata-se de um estudo descritivo, prospectivo e com abordagem qualitativa, realizado na Unidade Básica de Saúde da Sacramenta, em Belém no estado do Pará, nos meses de julho e agosto de 2019. Participaram primíparas lactantes, independente se amamentam de forma exclusiva ou não, sem contraindicações na amamentação, acompanhadas de seu recém-nascido (RN), único, nascido a termo, sem malformações.

Resultados:

As principais dificuldades apontadas pelas participantes relacionadas a amamentação neste estudo foram Presença de fissura mamilar, pouco produção de leite e má pega.

Conclusão:

O auxílio à primípara lactante no processo de amamentação, pode evitar as intercorrências mamárias, bem como poderá auxiliar a resolvêlas quando estas já estiverem instaladas. É indispensável que o enfermeiro seja agente de mudanças, que saiba ofertar o suporte necessário para a continuidade da amamentação(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2