Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil, produção e avaliação de participantes das Américas e África em uma especialização sobre drogas / Profile, production and evaluation of participants from the Americas and Africa in a specialization on drugs / Perfil, producción y evaluación de participantes de Américas y África en una especialización en drogas

Luis, Margarita Antonia Villar; Lemes, Alisséia Guimarães; Lima, Deivson Wendell da Costa; Silva, Liliane Santos da; Nascimento, Vagner Ferreira do.
SMAD, Rev. eletrônica saúde mental alcool drog ; 17(3): 67-77, jul.-set. 2021. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, INDEXPSI | ID: biblio-1347830

OBJETIVO:

identificar perfis, produção e avaliação dos profissionais das Américas e da África em Cursos de Especialização em drogas.

MÉTODO:

estudo retrospectivo documental, baseado em dados secundários, através das fichas de registro de todas as versões dos Cursos de Especialização para formação de pesquisadores em álcool e outras drogas psicoativas (2002 a 2015), promovido pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

RESULTADOS:

houve a participação de 258 pessoas, sendo 62% da América do Sul e 38% da América do Norte, América Central e África Portuguesa. A maioria do sexo feminino (77,0%), faixa etária de 30 a 59 anos (81,8%), com mestrado (51,2%), da área de ciências da saúde (79,5%) e atuando como docentes universitários (82,6%). Dos participantes, 176 finalizaram o curso com publicações e submissões de trabalhos científicos. Na avaliação final, a maioria referiu satisfação com o curso e que indicaria para outros profissionais. CONSIDERAÇÕES FINAIS o estudo apresentou os resultados de uma experiência exitosa e organizada, oferecida pela enfermagem brasileira, na capacitação de pesquisadores, proporcionando a ampliação e disseminação do conhecimento científico sobre o fenômeno das drogas por mais de uma década, tanto em território nacional como em outros países da América e África.
Biblioteca responsável: BR26.1