Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dúvidas sobre infecções sexualmente transmissíveis de adolescentes: revisão integrativa da literatura / Doubts about sexually transmitted infections in adolescents: integrative literature review / Dudas sobre las infecciones de transmisión sexual en los adolescentes: revisión bibliográfica integradora

Silva, Felipe Paulino da; Pereira-de-Morais, Luís; Mota, Wellhington da Silva; Quirino, Glauberto da Silva.
Rev. enferm. UFPE on line ; 15(2): [1-24], jul. 2021. ilus, tab, graf
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1348053

Objetivo:

Identificar as principais dúvidas sobre infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes.

Método:

Revisão integrativa da literatura realizada no período de janeiro a março de 2020, nas bases de dados MEDLINE, LILACS, BDENF, CINAHL, IBECS e na biblioteca virtual SciELO, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde Adolescentes, Infecções Sexualmente Transmissíveis e Conhecimentos.

Resultados:

Foram identificadas 3455 publicações, sendo 16 incluídas para análise, considerandose os critérios de inclusão e exclusão. Identificou-se que grande parte dos adolescentes possuíam conhecimentos concernentes a algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis, sobretudo HIV, mas superficiais, obtidos em conversas com amigos, sem embasamento teórico. Suas dúvidas eram relativas ao modo de transmissão, à prevenção, à identificação dos sinais e sintomas e aos riscos de contágio.

Conclusão:

As evidências apontadas na revisão integrativa apresentam subsídios para a elaboração de materiais educativos destinados à educação e promoção da saúde sexual, como também, poderá subsidiar conhecimentos a se trabalhar com os adolescentes.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1