Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise do engajamento no trabalho em agentes comunitários de saúde no período pré-pandêmico / Analysis of work engagement in community health agents in the pre-pandemic period / Análisis del compromiso laboral entre los trabajadores de salud comunitarios en el período prepandémico

Lourenção, Luciano Garcia; Neto, Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes; Silva, Albertina Gomes da; Borges, Marcio Andrade; Gazetta, Cláudia Eli.
J. Health NPEPS ; 6(2): 1-14, dez. 2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, Coleciona SUS | ID: biblio-1349303
RESUMO

Objetivo:

avaliar os níveis de engajamento no trabalho em agentes comunitários de saúde, no período pré-pandêmico.

Método:

estudo transversal, realizado em 2017, com 85 agentes comunitários de saúde, utilizando-se a Utrecht Work Engagement Scale (UWES), composta por dezessete itens de autoavaliação e três dimensões vigor, dedicação e absorção. Os escores foram calculados conforme modelo estatístico proposto no Manual Preliminar UWES.

Resultados:

os níveis de engajamento no trabalho variaramde 3,3 a 3,5, classificados como médios. Profissionais que nunca pensaram em desistir da profissão e aqueles que se referiram satisfeitos com a profissão apresentaram escores altos nas dimensões Vigor (4,6±1,1 e 4,1±1,3) e Dedicação (4,2±1,2 e 4,1±1,2).

Conclusão:

os resultados evidenciaram a presença de situações de risco que podem interferir no desempenho laboral dos agentes comunitários de saúde. Ao quantificar os níveis de vigor, dedicação e absorção, o engajamento no trabalho torna-se um constructo importante para a avaliação das relações laborais dos profissionais com o trabalho, reforçando a necessidade e a importância de implementação de ações de valorização profissional.
Biblioteca responsável: BR1972.9