Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relações de gênero no trabalho em saúde em um estabelecimento prisional feminino / Gender relations in health care in a female prison / Relaciones de género en la atención de salud en una prisión femenina

Pase, Paola Fagundes; Schultz, Águida Luana Veriato; Lucas, Alexandre Rodrigues; Zanella, Gabriel Ibarra; Ignácio, Gabriel Savaris; Stock, Bárbara Sordi; Dotta, Renata Maria; Costa, Angelo Brandelli.
Pesqui. prát. psicossociais ; 16(3): 1-17, set.-dez. 2021.
Artigo em Português | LILACS, INDEXPSI | ID: biblio-1351267
O objetivo do artigo é discutir sobre as relações de gênero na perspectiva de profissionais de uma Equipe de Atenção Básica Prisional (EABp) de uma penitenciária feminina. Os dados foram produzidos a partir da fala de profissionais da saúde em cinco encontros de apoio matricial, sendo o gênero utilizado como categoria de análise. Como resultados, foi possível organizar três subtemas como desdobramentos do tema principal: gestação e permanência dos bebês na prisão; normas corporais e saúde; e nome social de pessoas trans. A discussão segue referenciais dos estudos de diversidade sexual e de gênero e saúde coletiva, além de abordar a necessidade do direito à saúde integral da população encarcerada, especificamente de mulheres e população LGBTI. A centralidade do cuidado relativo à gestação e o papel da educação permanente para a redução do preconceito e qualificação no atendimento também aparecem como campos de trabalho a ser explorados.
Biblioteca responsável: BR378.1