Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

COVID-19: psychosociological phenomenon and implications for nursing / COVID-19: fenómeno psicosociológico e implicaciones para la enfermería / A COVID-19: fenômeno psicossociológico e implicações para a enfermagem

Ferreira de Almeida, Rosa Maria; Azevedo Queiroz, Ana Beatriz; de Assunção Ferreira, Márcia; Celestino da Silva, Rafael.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e20210123, 2021.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1351526
RESUMO Objetivou-se refletir sobre a COVID-19 como fenômeno de representações sociais e suas implicações para a enfermagem e a área da saúde. Estudo teórico-reflexivo, orientado pelos preceitos das representações sociais. Leitura de artigos científicos e livros sobre representações sociais e dados oficiais sobre a COVID-19 serviram de fontes para o aprofundamento analítico à luz da teoria. A COVID-19 se configura como fenômeno psicossociológico, porque cumpre os critérios de relevância e de prática, além de ter uma dimensão imagética e simbólica que circula nos meios de comunicação em massa. Verifica-se uma dimensão projetiva da doença por diferentes grupos sociais. Os diferentes comportamentos cotidianos expressam uma lógica sociosimbólica sobre o fenômeno. Os critérios de relevância e prática, a imagem sobre a doença e sua dimensão simbólica sustentam a COVID-19 como fenômeno de representações sociais, cujas pesquisas têm o potencial de melhorar a comunicação efetiva com a população, com vistas à adesão às práticas de cuidado preventivas à infecção.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1