Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Retirada de corpo estranho (dispositivo impregnado com progesterona) da cavidade abdominal de novilha da raça Jersey ­ relato de caso / Removal of a foreign body (progesterone impregnated device) from the abdominal cavity of a Jersey heifer ­ a case report / Extracción de cuerpo extraño (dispositivo impregnado con progesterona) de la cavidad abdominal de novilla raza Jersey - reporte de caso

Souza, Ana Clara Canto; Lopes, Ana Luíza Müller; Silva, Khauê Gustavo Inocêncio da; Wrobel, Felipe de Lima; Barros, Bruno Argenton de; Morotti, Fábio; Seneda, Marcelo Marcondes; Bonato, Denis Vinicius.
Arq. Ciênc. Vet. Zool. UNIPAR (Online) ; 24(2, cont.): e2408, jul-dez. 2021. ilus, graf
Artigo em Português | LILACS, VETINDEX | ID: biblio-1352315
A inseminação artificial em tempo fixo (IATF) é uma biotécnica com inúmeras vantagens para a produção de bovinos. Para a realização da IATF, as fêmeas bovinas devem receber um protocolo farmacológico que induz a ovulação de forma sincronizada. Esse protocolo inicia com a inserção de um dispositivo impregnado com progesterona que deve permanecer no fundo vaginal da fêmea por tempo determinado. O presente relato tem por objetivo descrever a remoção de um implante impregnado com progesterona que foi encontrado na cavidade abdominal de uma novilha. Durante um atendimento reprodutivo de rotina em uma propriedade rural, uma novilha da raça Jersey, recém-adquirida, com histórico de ter sido submetida à IATF, foi avaliada para diagnóstico de gestação. No exame a novilha não estava gestante e apresentava um cisto folicular ovariano. A novilha foi submetida novamente à IATF em que foi inserido e removido um implante, com isso o cisto regrediu e ao inseminar a novilha não foi possível passar a cérvix com o aplicador. Vinte dias após a inseminação a novilha manifestou estro e ao ser avaliada para nova inseminação, foi identificado um implante solto na cavidade abdominal da novilha. Foi realizada uma laparotomia pelo flanco esquerdo e o implante foi removido. Após a recuperação da cirurgia a novilha foi inseminada e novamente e ficou gestante. Os protocolos de IATF devem ser realizados por profissionais capacitados para evitar problemas como a presente situação em que um implante foi encontrado na cavidade abdominal de uma novilha.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1