Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Boas práticas para mudança do modelo obstétrico: o que pensam os preceptores da residência? / Good practices for changing the obstetric model: what do the preceptors of the residence think? / Buenas prácticas para cambiar el modelo obstétrico: ¿qué piensan los preceptores de la residencia?

Carvalho, Elisabete Mesquita Peres de; Göttems, Leila Bernarda Donato; Guilhem, Dirce Bellezi.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(3): 461-468, dez. 2021. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1352614

Objetivo:

Analisar, a partir do ponto de vista dos preceptores, como o processo de formação na modalidade residência aborda as boas práticas recomendadas pelas diretrizes nacionais e internacionais de assistência ao parto normal.

Método:

Estudo qualitativo, exploratório-descritivo realizado com trinta e cinco preceptores, sendo 14 enfermeiros e 21 médicos que atuam nos serviços de obstetrícia da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Os dados foram coletados entre março a junho de 2018 por meio de entrevistas e analisadas de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin com o suporte dos Software NVivo®.

Resultados:

Foram codificadas cinco temáticas abordagem das boas práticas de atenção ao parto normal; práticas desnecessárias que permanecem; normas e rotinas na assistência ao parto normal; processos de trabalho no cenário da residência e, busca e atualização das evidências para o ensino das boas práticas clínicas.

Conclusão:

O estudo evidenciou a necessidade de reorganização do cenário de ensino dos programas de residência com ações contínuas e direcionadas ao fortalecimento dos processos pedagógicos de forma a ampliar o potencial disruptivo dos novos profissionais de saúde. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2