Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Formação do Agente Comunitário de Saúde na perspectiva do saber local de populações ribeirinhas / Training of the community health agent in the perspective of local knowledge of riverside dwellers / Formación del agente comunitario de salud en la perspectiva del saber local de poblaciones ribeirinhas

Lobato, Rosane Vieira; Viana, Rayssa Muniz Medina; Paiva, Bárbara Lopes; Rodrigues, Ivaneide Leal Ataide; Ferreira, Angela Maria Rodrigues; Nogueira, Laura Maria Vidal.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(3): 575-581, dez. 2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1352862
Objetivou-se analisar se a formação dos Agentes Comunitários de Saúde de equipes ribeirinhas contempla subsídios para a utilização de seu saber popular e discutir sua percepção em relação à formação que valoriza a hierarquização de saberes e a prática transformadora no território. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa-descritiva, realizado em quatro unidades de Estratégia Saúde da Família, em Belém-Pará, com a participação de 20 Agentes Comunitários de Saúde. Os dados foram coletados, por meio de entrevista individual semiestruturada, e analisados por meio da análise de conteúdo. Como resultados emergiram duas categorias: O processo de formação e; o saber local na formação e na prática profissional. Concluiu-se que o processo de formação necessita ser implementado contemplando a cultura dos ribeirinhos para uma prática mais efetiva e transformadora no território. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2