Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de sintomas ansiosos e depressivos em universitários da área da saúde / Prevalence of anxious and depressive symptoms in health students / Prevalencia de síntomas ansiosos y depresivos en estudiantes de salud

Paixão, Julya Thereza dos Santos; Macêdo, Amanda Cavalcante de; Melo, Géssyca Cavalcante de; Silva, Yhasmin Santos; Silva, Maria Andreza Marques da; Rezende, Natália dos Santos; Brandão, Thyara Maia.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(4): 780-786, dez. 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1353339

Objetivo:

analisar a prevalência de sintomas ansiosos e depressivos e suas associações com as características sociodemográficas, acadêmicas e de hábitos de saúde em universitários da área da saúde.

Método:

estudo transversal, censitário e com abordagem quantitativa, realizado em uma universidade pública de Alagoas. Participaram 140 universitários do último ano teórico de graduação dos cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Foram aplicados o questionário com aspectos sociodemográficos, acadêmicos e de hábitos de saúde e os inventários de Beck para ansiedade e depressão. Foram utilizados os testes G-Williams e Qui-quadrado com resíduos ajustados, sendo considerados estatisticamente significativos resultados com p<0,05.

Resultados:

os sintomas ansiosos e depressivos foram evidenciados em 57,9% (n=81) e 34,3% (n=48) dos estudantes, respectivamente. Houve associação entre a depressão e horas de sono (p=0,018) e entre a ansiedade e estado civil (p=0,021).

Conclusão:

os sintomas ansiosos foram mais prevalentes que os sintomas depressivos. Ambos não apresentaram associação com as características acadêmicas, sugerindo que as condições sociais dos estudantes devem ser melhor investigadas. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2