Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Gestante com Covid-19 submetida à cesariana por sofrimento fetal: primeiro relato de caso descrito no Brasil / Pregnant with Covid-19 submitted to cesarian for fetal suffering: first case report described in Brazil

Jesus, Carla Viviane Freitas de; Figueiredo, Maria Bernadete Galrão de Almeida; Andrade, Renata Lima Batalha de; Leite, Débora Cristina Fontes; Lima, Sonia Oliveira.
ACM arq. catarin. med ; 49(2): 143-147, 06/07/2020.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1354266
A COVID-19 pode provocar um quadro respiratório agudo e sua sintomatologia varia de leve a crítica, culminando, às vezes, com à morte. Em relação às grávidas, existem poucas informações, relata-se, portanto o primeiro caso descrito no Brasil de uma gestante de 19 anos, que apresentava dispneia, hipóxia, tosse produtiva e febre, sendo diagnosticada com COVID-19. Após a evolução para a síndrome respiratória aguda grave foi submetida a cesárea de urgência devido a insuficiência respiratória materna e sofrimento fetal agudo. Após o parto, a parturiente foi encaminhada a unidade de terapia intensiva (UTI) e mantida sob ventilação pulmonar com parâmetros elevados. No décimo dia de internamento na UTI, houve progressão da insuficiência respiratória, coagulação vascular disseminada e hemorragia pulmonar que culminou com o óbito. Em função da gravidade, o recém-nascido (RN) foi entubado e encaminhado a unidade de terapia intensiva neonatal, onde apresentou melhora progressiva, sendo suspenso o oxigênio no vigésimo dia de vida. O RN recebeu alta hospitalar 29 dias após a internação, sem alteração no estado clínico geral. No presente estudo o parto cesariano mostrou-se seguro, ficando o RN isento de contaminação do SARS-CoV-2, ainda que, em sofrimento fetal os cuidados intensivos foram eficientes culminando com boa evolução e alta hospitalar.
Biblioteca responsável: BRI966