Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A Saúde dos Trabalhadores nas Estradas- Dados da Extensão em Goiás / Workers Health on the Roads- Extension Data in Goiás / La salud de los trabajadores de la carretera- Datos de extensión en Goiás

Suzano, André Alves Sena; Ribeiro, Leila Batista; Freitas, Dayane Amaral Marques de; Ferreira, Ana Luísa Sousa; Silva, Rodrigo Gonçalves; Souza, Isabela Cristina Rocha de; Ferreira, Marcus Vinícius Ribeiro; Ferreira, Edvâne Nascimento.
REVISA (Online) ; 11(1): 59-68, 2022.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1354304

Objetivo:

discorrer sobre a execução do projeto, bem como apresentar parte dos dados obtidos por meio da ação comunitária desenvolvida no Estado de Goiás em 2021, denominada Projeto Saúde na Estrada.

Método:

trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência originado em um projeto de extensão, cujos dados coletados foram de aproximadamente 2277 participantes.

Resultados:

Os resultados deste estudo trouxeram a necessidade profunda de mudanças organizacionais, de logística e até na gestão dos serviços de saúde. Apresentaram um número significativo de pessoas que dirigem na estrada, em condições pouco saudáveis.

Conclusão:

É necessário que sejam fomentados projetos e pesquisas da parte do poder público para esses trabalhadores, que possuem pouco ou nenhum tempo para procurar uma unidade básica de saúde ou um hospital público por onde passam. As políticas de saúde hoje desenvolvidas no âmbito da promoção da saúde e da prevenção de doenças, ainda estão muito limitadas a um local, de comodidade para os que nele trabalham. A mentalidade do trabalho dentro da instituição faz parte de um processo cultural difícil de ser quebrado.
Biblioteca responsável: BR2040.1