Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A resposta da Coreia do Sul à pandemia de COVID-19: lições aprendidas e recomendações a gestores / La respuesta de Corea del Sur a la pandemia de COVID-19: lecciones aprendidas y recomendaciones a gestores / The response by South Korea to the COVID-19 pandemic: lessons learned and recommendations for policymakers

Rossi, Thais Regis Aranha; Soares, Catharina Leite Matos; Silva, Gerluce Alves; Paim, Jairnilson Silva; Vieira-da-Silva, Lígia Maria.
Cad. Saúde Pública (Online) ; 38(1): e00118621, 2022. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1355987
Resumo Os estudos publicados sobre a resposta da Coreia do Sul à COVID-19 apontam para distintos motivos para seu êxito. Não foram identificadas revisões sobre a Coreia do Sul entre janeiro de 2020 e abril de 2021 ou que analisassem o recrudescimento da pandemia. Visando melhor sistematização sobre o seu sucesso no controle da epidemia, desenvolveu-se uma revisão integrativa para analisar a experiência daquele país no enfrentamento da pandemia de COVID-19, buscando identificar a relação entre as medidas adotadas, as características do sistema de saúde e a evolução de indicadores selecionados. Utilizaram-se distintas bases de dados, além dos boletins epidemiológicos e conferências de imprensa do Centro Sul-coreano de Prevenção e Controle de Doenças (KCDC). Adicionalmente, analisaram-se relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Observatório Europeu de Políticas e Sistemas de Saúde. Os resultados do presente estudo permitem identificar um conjunto de lições com base na experiência sul-coreana visando o controle e manejo da doença. A resposta da Coreia do Sul foi bem-sucedida devido às ações no controle de riscos e danos, atuação sobre determinantes sociais para mitigar os efeitos socioeconômicos da crise sanitária, a experiência prévia em outras epidemias respiratórias e a coordenação nacional expressiva.
Biblioteca responsável: BR1.1