Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização dos casos de covid-19 em pacientes críticos: revisão de escopo / Caracterización de casos de covid-19 en pacientes críticos: scoping review / Characterization of covid-19 cases in critically ill patients: scoping review

Costa, Thatiane Monick de Souza; Santos, Kauanny Vitoria Gurgel dos; Oliveira, Eloysa dos Santos; Silva, Bruna Vilar Soares da; Melo, Evelin Beatriz Bezerra de; Dantas, Rodrigo Assis Neves; Dantas, Daniele Vieira.
Ciênc. cuid. saúde ; 20: e57572, 2021. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1356106
RESUMO Introdução: A principal causa de mortalidade pelo novo coronavírus é a insuficiência respiratória. Assim, os cuidados intensivos devem ser prontamente prestados ao paciente crítico. Objetivo: Explorar as evidências acerca dos achados clínicos, tratamento e desfecho de pacientes infectados pelo Sars-CoV-2 internados em Unidades de Terapia Intensiva. Método: Revisão de escopo, realizada em abril de 2021, em oito fontes de dados nacionais e internacionais, conforme orientações do Instituto Joanna Briggs, seguindo o checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analysesextension for Scoping Reviews, sem restrição de idioma ou temporal. Adotou-se a estratégia Population, Concept and Contextpara a elaboração da questão de pesquisa. Resultados: Incluíram-se 15 artigos científicos, com predominância de publicações na China, Estados Unidos da América e Canadá. Dos estudos, 80% foram com adultos e idosos em Unidade de Terapia Intensiva. Os principais achados clínicos foram a febre, tosse, Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo e lesão renal, tratamento com ventilação mecânica invasiva e não invasiva, oxigenoterapia de alto fluxo e corticoesteroides. Como principal desfecho, o óbito. Conclusão: A maioria dos pacientes apresentou febre, tosse e Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo, recebendo cuidados como ventilação mecânica, oxigenoterapia de alto fluxo e corticoesteroides, com alto índice de óbitos.
Biblioteca responsável: BR513.1