Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O vivido de mulheres no puerpério: (des)continuidade da assistência na maternidade e atenção primária / La experiencia de mujeres en el puerperio: (des)continuidad de la asistencia en la maternidad y atención primaria / The living of women in the puerperal period: (dis)continuity of care in maternity and primary care

Canario, Marcia Aparecida dos Santos Silva; Cardelli, Alexandrina Aparecida Maciel; Caldeira, Sebastião; Zani, Adriana Valongo; Baggio, Maria Aparecida; Ferrari, Rosangela Aparecida Pimenta.
Ciênc. cuid. saúde ; 20: e55440, 2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1356123
RESUMO

Objetivo:

compreender a vivência da mulher quanto à continuidade da assistência puerperal na atenção primária à saúde, em municípios do estado do Paraná, orientados pela Rede Mãe Paranaense.

Método:

trata-se de pesquisa qualitativa com uso do referencial teórico-metodológico de Alfred Schütz, realizada por meio de entrevista semiestruturada, com 23 mulheres, em quatro municípios de uma Regional de Saúde do Estado do Paraná, Brasil, entre março e setembro de 2018.

Resultados:

identificaram-se três categorias 1) Puerpério imediato preparo para a alta da maternidade e cuidado na atenção primária à saúde; 2) Puerpério tardio continuidade do cuidado à mulher na atenção primária à saúde; 3) O cuidado no período puerperal na atenção primária à saúde expectativas maternas.

Conclusão:

os municípios em estudo ainda não oferecem um acompanhamento sistemático da saúde da mulher no período puerperal, culminando para a baixa resolutividade, acesso e integralidade, o que consequentemente remete para a exposição ao maior risco de agravos no puerpério devido às restritas ações de promoção e prevenção pelos profissionais de saúde.
Biblioteca responsável: BR513.1