Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pessoas com sofrimento mental em recovery: trajetórias de vida / People experiencing mental suffering in process of recovery: life trajectories / Personas con sufrimiento mental en recovery: Trayectorias de vida

Marques, Fabrine Costa; Lacerda, Mayara Karoline Silva; Alves, Juliana Pereira; Silveira, Aparecida Rosângela; Sampaio, Cristina Andrade.
Interface (Botucatu, Online) ; 26: e200456, 2022. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1356353
Objetivou-se conhecer e compreender as trajetórias de vida de pessoas com sofrimento mental em processo de recovery e identificar quais experiências são reconhecidas por elas como formas desse processo. Utilizou-se, como percurso metodológico, a pesquisa qualitativa com base em narrativas interpretadas por meio da análise de discurso. A análise das trajetórias permitiu reconhecer que as vivências na infância, junto com as relações conflituosas na família, foram apontadas como responsáveis pelos rompimentos dos vínculos familiares e afetivos que favoreceram o encontro com as drogas, com o álcool, com a entrada na criminalidade, na prostituição, marcados pela situação de rua e pela errância. Percebe-se que as modalidades de recovery utilizadas pelos participantes, por meio do acesso às políticas públicas, do apoio da sociedade civil simultaneamente ao conforto espiritual, podem auxiliar na construção e na manutenção de uma vida mais saudável. (AU)
Biblioteca responsável: BR33.1