Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Theoretical sampling process in a Straussian Grounded Theory study / Proceso de muestreo teórico en investigación de Teoría Fundamenta vertiente / Processo de amostragem teórica em pesquisa de Teoria Fundamentada nos Dados vertente Straussiana

da Silva Barreto, Mayckel; Simon, Bruna Sodré; Marquete, Veronica Francisqueti; de Souza, Rebeca Rosa; Girardon-Perlini, Nara Marilene Oliveira; Marcon, Sonia Silva.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e20210212, 2021. graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1356719
RESUMO Objetivo: Descrever o processo de amostragem teórica no desenvolvimento de uma Teoria Fundamentada nos Dados na vertente Straussiana. O objetivo da pesquisa de campo, empregada como exemplo, foi elaborar uma teoria substantiva, fundamentada no referencial teórico do Interacionismo Simbólico, acerca das percepções e vivências de pacientes, familiares e profissionais de saúde relativas à presença da família durante o atendimento emergencial. Método: Na amostragem teórica foram recrutados 42 participantes, divididos em nove grupos amostrais, constituídos a partir do método comparativo constante. Resultados: Com a descrição deste exemplo, foi possível identificar como a amostragem teórica direcionou a coleta de dados, o que ocorreu por meio do aprofundamento de conceitos e da busca de respostas para questões provenientes dos dados. Considerações finais: Espera-se que os leitores encontrem subsídios para compreender o modo como a amostragem teórica é conduzida em um estudo de Teoria Fundamentada nos Dados, vertente Straussiana, e assim possam aplicá-la.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1