Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Neoliberalism and precarious work in nursing in the COVID-19 pandemic: repercussions on mental health / Neoliberalismo y precariedad del trabajo de enfermería en la pandemia de COVID-19: repercusiones en la salud mental / O neoliberalismo e a precarização do trabalho em enfermagem na pandemia de COVID-19: repercussões na saúde mental

Rezio, Larissa de Almeida; de Oliveira, Elda; Queiroz, Aline Macêdo; Sousa, Anderson Reis de; Zerbetto, Sonia Regina; Marcheti, Priscila Maria; Nasi, Cíntia; Nóbrega, Maria do Perpétuo S. S.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20210257, 2022.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1356730
RESUMO Objetivo: compreender como as contradições e tensões da política neoliberal, materializadas na precarização do trabalho, repercutem na saúde mental das trabalhadoras da enfermagem no contexto da pandemia de COVID-19. Método: trata-se de estudo de abordagem qualitativa e descritiva, analisado à luz da política econômica neoliberal. Dados coletados por meios virtuais, com participação de 719 trabalhadoras de enfermagem, no período de abril a junho de 2020. Para a organização dos dados, foi utilizado o software IRaMuTeQ® e análise temática. Resultados: os relatos revelaram o desvalor das trabalhadoras e as perdas dos direitos sociais trabalhistas; a progressividade da política neoliberal, suas ameaças e repercussão na saúde mental das trabalhadoras; e reconhecimento das trabalhadoras de que a participação política e de classe não ocorre de forma isolada, mas coletiva. Conclusão: sob a égide da política neoliberal, a pandemia de COVID-19 trouxe um recrudescimento da precariedade do trabalho, influenciando na subjetividade e na saúde mental das trabalhadoras de enfermagem.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1