Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Challenges experienced by Portuguese professionals in humanitude care for institutionalized elderly people during the pandemic / Desafíos vividos por profesionales portugueses en el cuidado humanitud a ancianos institucionalizados durante la pandemia / Desafios vivenciados por profissionais portugueses no cuidado em humanitude a idosos institucionalizados durante a pandemia

Celich, Kátia Lilian Sedrez; Melo, Rosa Cândida Carvalho Pereira de; Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira; Zilli, Francielly; Henriques, Liliana Vanessa Lúcio; Souza, Jeane Barros de.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20210426, 2022.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1356736
RESUMO

Objetivo:

Compreender os desafios vivenciados por profissionais portugueses no cuidado em humanitude a idosos institucionalizados durante a pandemia.

Método:

estudo qualitativo, sustentado pelas reflexões da Metodologia do cuidado em Humanitude, realizado com profissionais de diversas áreas num residencial para idosos de Portugal. A coleta dos dados ocorreu entre setembro e outubro de 2020, a partir de entrevistas individuais e online. Adotou-se, como técnica de análise, a categorização proposta por Bardin.

Resultados:

emergiram três categorias (1) proteção de si e do outro com as subcategorias medo de se contaminar e medo de contaminar o idoso; (2) manutenção das relações afetivas, desdobrada nas subcategorias ausência dos familiares no residencial e equipamento de proteção individual como barreira de comunicação e aproximação e (3) confinamento dos idosos que frequentavam o Centro de Dia, com as subcategorias falta de suporte familiar/solidão e alteração da rotina do idoso.

Conclusão:

os principais desafios vivenciados pelos profissionais portugueses estão relacionados às modificações necessárias no desempenho das práticas de cuidado devido a utilização de proteção pessoal antes não utilizada, limitação nas relações afetivas e restrições de espaços de convivência.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1