Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Palatoplasty in children: nursing diagnoses and interventions related to the immediate postoperative period / Palatoplastía en niños: diagnósticos e intervenciones de enfermería referentes al postoperatorio inmediato / Palatoplastia em crianças: diagnósticos e intervenções de enfermagem referentes ao pós-operatório imediato

Martinez, Ana Flávia; Batista, Nayara Tomazi; Bom, Gesiane Cristina; Matiole, Cláudia Regina; Zamboni, Carmen Silvia; Trettene, Armando dos Santos.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20210252, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1356742
RESUMO

Objetivo:

identificar os principais diagnósticos e intervenções de enfermagem em crianças em pós-operatório imediato de palatoplastia.

Método:

estudo documental e retrospectivo, desenvolvido em um hospital público e terciário brasileiro, entre agosto e setembro de 2020. Foram incluídas crianças submetidas exclusivamente a palatoplastia, que realizaram a cirurgia entre janeiro e dezembro de 2019, com idade entre 10 e 24 meses. Excluíram-se aquelas com síndromes e/ou comorbidades clínicas. Utilizou-se o Referencial Teórico das Necessidades Humanas Básicas e as Taxonomias NANDA Internacional e da Nursing Interventions Classification. Os dados foram submetidos a análise estatística descritiva.

Resultados:

a amostra constou de 126 crianças. Predominaram as necessidades psicobiológicas oxigenação, hidratação, nutrição, eliminação, integridade cutâneo-mucosa e física, percepção dolorosa e ambiental. A partir delas foram identificados 9 diagnósticos de enfermagem, sendo 4 com foco no problema e 5 de risco, além de 17 intervenções.

Conclusão:

a utilização de linguagens padronizadas na identificação das necessidades humanas afetadas e, a partir delas os diagnósticos e intervenções, favoreceu o raciocínio clínico para a construção e organização da prática clínica de enfermagem.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1