Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Spatial analysis of suicide in northeastern Brazil and associated social factors / Análisis espacial del suicidio en el nordeste de Brasil y factores sociales asociados / Análise espacial do suicídio no nordeste do Brasil e fatores sociais associados

Silva, Taynara Lais; Maranhão, Thatiana Araújo; Sousa, George Jó Bezerra; Silva, Isaac Gonçalves da; Lira Neto, José Claudio Garcia; Araujo, Geovana Almeida dos Santos.
Texto & contexto enferm ; 31: e20210096, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1357476
RESUMO

Objetivo:

analisar o padrão espacial da mortalidade por suicídio e fatores sociais associados à sua ocorrência.

Métodos:

estudo ecológico que utilizou dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) no período de 2008 a 2018. As taxas médias de mortalidade brutas e bayesianas foram calculadas para cada município nordestino e os modelos de regressão não espacial Ordinary Least Squares (OLS) e espacial Geographically Weighted Regression (GWR) foram utilizados.

Resultados:

as maiores taxas de mortalidade por suicídio concentram-se, especialmente, em municípios do Piauí e Ceará. As variáveis preditoras do suicídio foram Índice de Gini (p<0,001), taxa de desocupação ≥ 18 anos (p<0,001), Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (p<0,001), taxa de analfabetismo ≥ 18 anos (p<0,001), renda per capita (p<0,001), percentual de pessoas em domicílios com paredes inadequadas (p=0,003), percentual de pessoas em domicílios com abastecimento de água e esgotamento sanitário inadequados (p<0,001) e percentual de pessoas vulneráveis à pobreza que gastam mais de uma hora até o trabalho (p<0,001).

Conclusão:

foram identificadas oito variáveis preditoras da mortalidade por suicídio no Nordeste que agem como fatores de risco ou de proteção, dependendo do município investigado.
Biblioteca responsável: BR17.1