Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Telehealth in the pregnancy-puerperal period: complementary health strategy in a pandemic scenario / La telesalud en el período gravido puerperal: estrategia de salud complementaria en un escenario de pandemia / A telessaúde no período gravídico-puerperal: estratégia de saúde complementar em um cenário de pandemia

Couto, Telmara Menezes; Oliveira, Patricia Santos de; Santana, Ariane Teixeira de; Moreira, Railana da Silva; Meira, Virna Silva.
Texto & contexto enferm ; 31: e20210190, 2022.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1357479
RESUMO Objetivo: refletir acerca da utilização da telessaúde no contexto da pandemia da COVID-19 para as mulheres no período gravídico-puerperal. Método: trata-se de uma reflexão alicerçada na literatura com abordagem sobre a telessaúde como ferramenta para os atendimentos virtuais em saúde, no contexto da pandemia. Para tanto, esta reflexão faz uma abordagem sobre a utilização da telessaúde demonstrando as particularidades da adoção de atendimentos remotos, com a sua aplicabilidade e suas limitações, considerando os aspectos socioeconômicos e raciais que estão intrinsecamente associados às questões de saúde pública. Resultados: a telessaúde é uma ferramenta para o enfrentamento à COVID-19, pois minimiza a exposição de gestantes e puérperas durante as consultas nas unidades de saúde. No Brasil, observa-se que esta estratégia ainda é incipiente. Isso se intensifica na medida em que relacionamos as questões socioeconômicas e raciais às taxas de mortalidade materna, sobretudo entre mulheres pretas e pardas. Conclusão: esta reflexão demonstra que a telessaúde é uma importante estratégia de cuidado para as mulheres no período gravídico-puerperal e, nessa perspectiva, necessita ter sua viabilidade reconhecida e valorizada para que sejam criadas políticas públicas que garantam o acesso aos recursos digitais, além da necessidade de investimentos em capacitações de profissionais e aprofundamento desta temática pela comunidade acadêmica. Tais iniciativas promoverão acesso ampliado ao atendimento virtual para as mulheres, para além das questões socioeconômicas e raciais.
Biblioteca responsável: BR17.1