Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Legalidade e ética entre obstetras do serviço de aborto legal em Alagoas no atendimento às vítimas de estupro / Legality and ethics among obstetricians of the legal abortion service in Alagoas during the care for rape victims

Garbini, Robério; Garbini, Lavici dos Anjos de Melo Costa; Ribeiro, Mara Cristina; Ferreira, Sonia Maria Soares; Nóbrega, Diego Figueiredo; Barbosa, Kevan Guilherme Nóbrega.
Femina ; 49(10): 622-630, 2021. graf, ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1358196
Objetivo: Determinar o perfil ético profissional dos obstetras do serviço de aborto legal no estado de Alagoas (Brasil) e delinear um protocolo e fluxograma para auxiliar no atendimento de mulheres estupradas. Métodos: Realizamos um estudo observacional-transversal, prospectivo e descritivo, incluindo todos os 26 obstetras do serviço de aborto legal. Na fase 1, investigaram-se o conhecimento legal e a posição ética, enquanto na fase 2 foram construídos um protocolo e um fluxograma para guiar o serviço nos casos de aborto legal. Resultados: Na fase 1, identificamos que a maioria dos obstetras não conhecia os aspectos legais sobre o aborto, não se sentiam confortáveis em estar no serviço e apontaram várias limitações no funcionamento dele. Na fase 2, foram desenvolvidos um protocolo e um fluxograma aplicados aos casos em que uma mulher estuprada deseja abortar por métodos legais. Conclusão: O perfil dos obstetras do serviço de aborto legal é insuficiente para lidar com a complexidade do aborto no estado. O protocolo e o fluxograma delineados tiveram o propósito de ajudar o serviço de aborto legal do estado a lidar com esse problema público/social.(AU)
Biblioteca responsável: BR1365.1