Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desigualdades geográficas na implantação do Programa Mais Médicos em um estado brasileiro / Geographical inequalities in the implementation of the More Doctors Program in a Brazilian state / Desigualdades geográficas en la implementación del Programa Más Médicos (Programa Mais Médicos) en un estado brasileño

Moraes, Priscila Lube; Emerich, Tatiana Breder; Oliveira, Adauto Emmerich; Santos Neto, Edson Theodoro dos.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 16(43): 2765, 20210126.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1358564

Introdução:

O Programa Mais Médicos (PMM) surge da necessidade de efetivar o direito universal de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) e de tornar mais equitativa a assistência médica no Brasil.

Objetivo:

O estudo analisou o cenário de implantação do Programa Mais Médicos (PMM) nos 78 municípios do estado do Espírito Santo (ES) no primeiro ciclo do programa, de 2013 a 2016.

Métodos:

Trata-se de um estudo quantitativo, realizado com base em dados secundários coletados da Secretaria de Estado da Saúde; do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde; do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; e do Instituto Jones dos Santos Neves. Os municípios do Espírito Santo foram agrupados por portes populacionais, sendo a unidade de análise correspondente ao agregado populacional e ao espaço geográfico de cada município. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

Os resultados deste estudo demonstraram que a implantação do PMM no Espírito Santo contribuiu para o fortalecimento da atenção primária, proporcionando o aumento e a fixação dos profissionais médicos em municípios tanto de pequeno quanto de maior porte populacional. No entanto, também se evidenciou que desigualdades geográficas verticais permaneceram durante a implantação do PMM entre municípios de porte populacional diferente.

Conclusões:

Ressalta-se a necessidade da gestão dos serviços da atenção primária na busca por um Sistema Único de Saúde resolutivo e equânime, independentemente do porte populacional.
Biblioteca responsável: BR408.1
Localização: BR408.1