Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Quantitative study of the evolution of notified cases of Zika Virus and the relationship with rainfall indexes in the state of Rondônia / Estudo quantitativo da evolução dos casos notificados de Zika Vírus e a relação com índices pluviométricos no estado de Rondônia

Silva, Aline Maricato da; Prati, Wesley Joventino; Correia, Gisleive Góes da Silva; Cunha, Pamella de Oliveira; Silva, Francisco Carlos da.
Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) ; 19(1): 85-88, jun 17, 2020. fig
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1358772

Introdução:

o Zika Vírus é um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que possui grande importância médica por causar inúmeros problemas de saúde pública.

Objetivo:

descrever o cenário do número de casos prováveis do vírus Zika no estado de Rondônia no período de janeiro de 2016 a 20 de outubro de 2018, demonstrando a relação entre a evolução dos casos durante o período analisado com um fator climático durante o período (índice pluviométrico).

Metodologia:

os dados coletados para análises estatísticas foram adquiridos através de boletins epidemiológicos publicados pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ministério da Saúde. Os dados pluviométricos utilizados no estudo foram adquiridos junto à estação meteorológica da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira ­ CEPLAC, localizado na região central do estado de Rondônia.

Resultados:

os dados demonstraram um total de 1.107 casos prováveis da doença aguda causada pelo Vírus Zika no período de janeiro de 2016 a 20 de outubro de 2018 no Estado de Rondônia, sendo 89% desse total registrado somente no ano de 2016, demostrando relação com o elevado índice pluviométrico ocorrido nesse mesmo ano no estado.

Conclusão:

após análise, conclui-se que, houve um número considerável de casos prováveis de Zika Vírus no estado de Rondônia, além disso, os dados mostraram que durante o período analisado, houve uma relação entre a evolução de novos casos com o índice pluviométrico na região. Medidas preventivas devem ser adotadas com o objetivo de minimizar o número de novos casos. A conscientização da população sobre a reprodução e desenvolvimento do mosquito pode ser uma alternativa a ser adotada pelos setores de saúde pública do estado.
Biblioteca responsável: BR342.1