Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepções dos profissionais da saúde sobre a presença do acompanhante no nascimento / Perceptions of health professionals about the presence of the accompanying party at birth / Percepciones de los profesionales de la salud sobre la presencia del acompañante al nacimiento

Wielganczuk, Renata Portero; Zani, Adriana Valongo; Maziero, Carolina Pitta; Bernardy, Catia Campaner Ferrari; Rodrigues, Mariana Haddad.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1359570

Objetivo:

descrever as percepções dos profissionais da saúde sobre a presença do acompanhante no processo do nascimento.

Método:

estudo descritivo, qualitativo, realizado em um hospital escola, com 29 profissionais da saúde. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, entre maio a julho de 2018, sendo analisadas com abordagem baseada no Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

após análise emergiram quatro Ideias Centrais experiências positivas e a participação do acompanhante, o ambiente desconhecido gera sentimento de insegurança no acompanhante, a presença do acompanhante causa desconforto na equipe de saúde e o profissional barra o acompanhante pela presunção de que ele irá atrapalhar.

Conclusão:

as percepções dos profissionais se mostraram conflitantes, sendo que alguns percebem a importância e os benefícios do acompanhante no nascimento, e outros apontaram que ele atrapalha a equipe de saúde, pela ansiedade e estresse, prejudicando a equipe de saúde e interferindo de maneira negativa
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1