Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação do conhecimento dos profissionais de Enfermagem na prevenção da lesão por pressão na terapia intensiva / Evaluación del conocimiento de los profesionales de Enfermería en la prevención de lesiones por presión en cuidados intensivos / Evaluation of the knowledge of nursing professionals in the prevention of pressure ulcer in intensive care

Araújo, Carla Andressa Ferreira de; Pereira, Sandra Regina Maciqueira; Paula, Vanessa Galdino de; Oliveira, Josiana Araujo de; Andrade, Karla Biancha Silva de; Oliveira, Norma Valéria Dantas de; Pimentel, Dayana Feital; Araújo, Vanessa Elaine Ferreira de.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 26: e20210200, 2022. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1360439
RESUMO Objetivo analisar o conhecimento dos profissionais de Enfermagem sobre a avaliação, prevenção e classificação das lesões por pressão na terapia intensiva antes e após a realização de um treinamento. Método trata-se de um estudo comparativo, tipo antes e depois, transversal, com delineamento prospectivo, que utilizou o instrumento Teste de Conhecimento sobre Lesão por Pressão de Caliri-Pieper (TCLP CALIRI-PIEPER) aplicado antes e após a realização de um treinamento com 55 e 50 profissionais da Enfermagem, respectivamente. A média de acerto aceitável foi de acima de 90%. Resultados do total de 41 itens do instrumento, 14 (34%) não obtiveram pontuação média acima de 90% de acerto, sendo os técnicos de Enfermagem inseridos neste contingente. Evidenciou-se que o efeito do treinamento na amostra total obteve, em média, um acréscimo de 3,5 pontos no nível de conhecimento. A diferença média entre a pontuação obtida no pré e pós-teste foi estatisticamente significativa (p<0,001). Conclusões e implicações para a prática os participantes avaliados demonstraram níveis de conhecimento eficaz e baixa divergência entre as categorias, evidenciando que os profissionais estão capacitados e preparados, possuindo domínio nos fatores relacionados à avaliação, prevenção e classificação das lesões por pressão na terapia intensiva após a realização de um treinamento.
Biblioteca responsável: BR442.1