Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Strategies for coping with moral distress adopted by nurses in tertiary care: a scoping review / Estrategias para afrontar el sufrimiento moral adoptadas por enfermeros en el nivel terciario de atención: scoping review / Estratégias para o enfrentamento do sofrimento moral por enfermeiros na atenção terciária: scoping review

Caram, Carolina da Silva; Rezende, Lilian Cristina; Fonseca, Marina Pereira; Almeida, Natália Gherardi; Rezende, Luana Silva; Nascimento, Jacqueline; Barreto, Bárbara Ianca.
Texto & contexto enferm ; 31: e20210159, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1361165
RESUMO

Objetivo:

mapear as evidências científicas sobre estratégias para o enfrentamento do sofrimento moral por enfermeiros no contexto dos serviços de saúde na atenção terciária.

Método:

trata-se de uma Scoping Review com base nas recomendações PRISMA-ScR. As buscas foram realizadas em setembro de 2020 nas bases de dados MEDLINE®, National Library of Medicine, Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Web of Science, Cochrane e Biblioteca Virtual de Saúde. O critério de elegibilidade foi incluir estudos que discutissem estratégias para o enfrentamento do sofrimento moral pelos enfermeiros na atenção terciária, encontrando assim 2.041 estudos, os quais foram organizados e triados no software Endnote. Os dados foram organizados em planilhas do Excel e uma análise dos resultados foi realizada mediante auxílio do software ATLAS.ti.

Resultados:

a amostra final selecionada foi de 23 estudos, os quais foram agrupados em dois eixos estratégias e recomendações. Quatro artigos foram enquadrados no eixo "estratégias", os quais relataram ações realizadas para enfrentamento do sofrimento moral, detalhando a intervenção e os seus resultados. Os demais, incluídos no eixo "recomendações", são artigos cujo enfoque foi a vivência do sofrimento moral, com sugestão de aspectos importantes para o seu enfrentamento.

Conclusão:

o reconhecimento do sofrimento moral pelos enfermeiros e a oportunidade de discussão coletiva e troca de experiências são formas de enfrentar, coletivamente, as situações. Ademais, foi recomendado a participação ativa da instituição na realização de intervenções. Contudo, perceberam-se lacunas na produção de estudos que de fato aprofundam em ações de intervenções para o enfrentamento do sofrimento moral.
Biblioteca responsável: BR17.1