Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Interdependence in the therapeutic compliance of hypertensive older adults during the COVID-19 pandemic / Interdependencia en la adherencia terapéutica de ancianos hipertensos durante la pandemia de COVID-19 / Interdependência na adesão terapêutica de idosos hipertensos durante a pandemia de COVID-19

de Oliveira Lopes, Thamyres; de Castro Santos, Jéssica; Ribeiro Bitencourt, Graziele; Mônica Andrade, Angélica; Alves Silva, Renan; Lopes, Rafael Oliveira Pitta.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20210537, 2022. graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1365409
RESUMO

Objetivo:

analisar estímulos e comportamentos relacionados à interdependência e suas implicações para a adesão ao regime terapêutico de idosos com hipertensão arterial sistêmica durante a pandemia de COVID-19.

Método:

estudo de casos múltiplos, qualitativo, realizado com quinze idosos atendidos em uma unidade de Estratégia Saúde da Família. Utilizaram-se para coleta de dados instrumento de caracterização e entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados em software NVivo12, submetidos à análise de conteúdo temático, a partir do modo de interdependência de Roy.

Resultados:

os relatos apreendidos demostraram que a família tem significado enquanto rede de apoio terapêutico, assim como serviços de saúde, vizinhos, amigos e instituições religiosas. Emergiram as categorias Estímulos e comportamentos adaptativos relacionados à interdependência na pandemia implicações para adesão; Estímulos e comportamentos ineficazes relacionados à interdependência na pandemia implicações para adesão.

Conclusão:

comportamentos adaptativos e ineficazes relacionados à interdependência durante o ajustamento à nova condição do distanciamento social demonstram a necessidade de maior atenção profissional para o alcance da adesão ao tratamento
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1