Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desnutrición crónica en niños menores de cinco años de la comunidad indígena awá, Barbacoas (Nariño, Colombia), 2019 / Chronic Malnutrition in Children under 5 Years Old in the Awá Indigenous Community, Barbacoas (Nariño ­ Colombia) in 2019 / Desnutrição crônica em crianças menores de cinco anos da comunidade indígena Awá, Barbacoas (Nariño, Colombia), 2019

Erazo Arteaga, Diana Carolina; García Burbano, Jorge Iván; Chavarriaga Maya, Lina Marcela; Quirós Gómez, Oscar Iván.
Rev. cienc. salud (Bogotá) ; 20(1): 1-14, ene.-abr. 2022. tab
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-1367564

Introdução:

a desnutrição crônica em crianças menores de cinco anos é definida como retardo de crescimento como resultado de deficiências nutricionais recorrentes associadas à pobreza, saúde materna e nutrição. O objetivo é identificar a prevalência de desnutrição crônica e fatores associados em crianças menores de 5 anos da comunidade indígena Awá, atendidas na Unidade ips do Povo Indígena Awá (unipa) de Barbacoas, Nariño durante 2019.

Materiais e métodos:

estudo transversal de abordagem analítica. Foram incluídas 527 crianças menores de 5 anos da comunidade Awá que participaram do programa de crescimento e desen-volvimento da ipsunipa. A desnutrição crônica foi avaliada como desfecho e as características sociodemo-gráficas, nutricionais e outras características de saúde como fatores associados. Um valor de p inferior a 5% foi considerado quando o qui-quadrado, o teste exato de Fisher e o U de Mann Whitney foram usados para determinar a associação estatística, além disso, a relação foi ajustada por meio de um modelo de regressão logística múltipla.

Resultados:

17,6% das crianças apresentavam desnutrição crônica. Associação estatística foi encontrada com os fatores ser filho de mãe adolescente (valor p 0,006), esquema vacinal incompleto (valor p 0,012), idade (valor p 0,017) e peso ao nascer (valor p 0,017).

Conclusão:

em crianças menores de 5 anos da comunidade Awá, a frequência de desnutrição crônica está acima da média geral para esta popu-lação na Colômbia. É importante priorizar a busca ativa da desnutrição crônica em crianças cujas mães são adolescentes, em crianças com baixo peso ao nascer e com esquema de vacinação incompleto
Biblioteca responsável: CO285.1