Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contribuições da auditoria para a gestão na atenção hospitalar: revisão integrativa / Audit contributions to management in hospital care: integrative review / Contribuciones de la auditoría a la gestión de la atención hospitalaria: una revisión integradora

Fabro, Gisele Caroline Richi; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi; Gleriano, Josué Souza; Teixeira, Veronica Modolo; Mendes, Karina Dal Sasso; Ferreira, Janise Braga Barros.
CuidArte, Enferm ; 15(2): 253-262, jul.-dez. 2021.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1368036

Introdução:

A auditoria em saúde é considerada um instrumento que permite auxiliar na gestão de serviços de saúde, e, por meio de sua aplicação, é possível obter um diagnóstico situacional para intervir com a finalidade de obter mudanças e melhorias.

Objetivo:

Analisar o conhecimento científico produzido sobre a auditoria e sua contribuição para a gestão na atenção hospitalar.

Método:

Revisão Integrativa realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE via PUBMED, SCOPUS, EMBASE e WEB OF SCIENCE no período de 2009 a 2019.

Resultados:

18 artigos foram selecionados e agrupados em duas categorias "A auditoria na qualificação de processos gerenciais e assistenciais" que aborda o seu uso no processo educativo, na implantação de protocolos/diretrizes assistenciais, que possibilitam o planejamento e a tomada de decisão por parte do gestor e, a categoria "Auditoria e gestão de custos" que apresenta a contribuição em relação à adequação de custos e otimização dos recursos envolvidos na assistência ao paciente.

Conclusão:

A auditoria promove suporte na gestão hospitalar, principalmente em intervenções para revisão e melhorias de processos assistenciais favorecendo a ação educativa e reflexiva da prática profissional, bem como, redução de custos.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2