Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de bastonetes Gram-negativos não fermentadores isolados em amostras de hemoculturas / Prevalence of non-fermenter Gram-negative bacilli isolated in blood culture samples

Leal, Mayara Silveira; Carneiro, Adrieli Alves; Garcia, Patrícia Guedes.
Rev. bras. anal. clin ; 53(3): 252-257, 20210930. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1368619

Objetivos:

Avaliar a prevalência de bactérias não fermentadoras em amostras de hemoculturas provenientes das Unidades de Terapia Intensiva (UTI's) adulto e neonatal e da Unidade Coronariana (UC); definir o perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos das cepas bacterianas prevalentes.

Métodos:

Foram coletados dados de todas as hemoculturas positivas das UTIs Adulto, Neonatal e UC de um hospital privado, em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, de janeiro de 2017 a janeiro de 2019.

Resultados:

Foram analisados 3.535 resultados de amostras de hemoculturas onde 2.464 (69,7%) foram negativas e 1.071 (30,3%) positivas para algum microrganismo. Dentre as amostras positivas foram encontrados 77 bastonetes Gram-negativos não fermentadores (6,9%), com a prevalência de Acinetobacter baumannii (51,9%) seguido de Pseudomonas aeruginosa (32,5%). As cepas de A. baumannii foram resistentes aos carbapenêmicos e às quinolonas. Quanto às cepas de P. aeruginosa, as drogas testadas que apresentaram maior resistência foram a ampicilina, ampicilina com tazobactam, as cefalosporinas de segunda e terceira geração, exceto ceftazidima; e a tigeciclina. As drogas que apresentaram boa atividade na inibição do crescimento das cepas analisadas foram tigeciclina para A. baumannii e colistina para ambas as cepas.

Conclusão:

o presente estudo alerta para a resistência a múltiplas classes de antimicrobianos das cepas advindas das UTIs e UC, demonstrando um cenário preocupante e a necessidade de desenvolvimento de novas drogas e novas medidas de controle.
Biblioteca responsável: BR408.1
Localização: BR408.1