Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O engajamento político e o feedback social como estratégias de valorização profissional da enfermagem / Political engagement and social feedback as strategies for professional valorization of nursing / El compromiso político y la retroalimentación social como estrategias para la valorización profesional de la enfermeira

Silva, Yan Lucas Martins; Lima, Ana Laura Silveira; Barbosa, Tayna Gonçalves; Dias, Orlene Veloso; Barbosa, Henrique Andrade; Sampaio, Cristina Andrade.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(6): 1070-1076, dez. 2021. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1368640

Objetivo:

compreender os significados que cercam o tema "valorização profissional" e suas implicações no agir e pensar dos sujeitos envolvidos.

Método:

trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa ancorado, principalmente, na teoria do Interacionismo Simbólico de Blumer e nos postulados da Análise do Conteúdo de Bardin. A coleta de dados ocorreu mediante entrevistas semiestruturadas, com profissionais e estudantes das várias áreas de atuação da enfermagem, cuja pergunta central foi "O que é valorização profissional para você?". Os diálogos foram gravados e posteriormente transcritos, analisados e categorizados por meio do software Atlas.ti.

Resultados:

a partir do conteúdo das falas, pôde-se agrupá-las em categorias, a saber engajamento político, feedback social, investimento de recursos, relação interpessoal e realização profissional. Todas essas categorias foram elencadas devido à relação direta, segundo os entrevistados, com o tema valorização profissional uma vez que se evidenciou a grande importância desses fatores para se instigar o sentimento do sentir-se valorizado. Considerações finais em consonância com as teorias empregadas, pôde-se ratificar a interferência das experiências e desafios profissionais nas concepções e juízos acerca do mote central deste estudo. Ademais, evidenciou-se o enfoque concedido ao engajamento político e ao feedback social como formas eficazes de se alcançar a valorização. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2