Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidados realizados pelo enfermeiro da atenção primária à saúde ao idoso no espaço domiciliar / Care performed by nurses of primary health care for elderly people in the residence space / Cuidados del enfermero de atención primaria a la salud del anciano en el domicilio

Sousa, Natália Carvalho Barbosa de; Silva, Paulo Sérgio da.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(6): 1077-1083, dez. 2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1368695

Objetivo:

Descrever os cuidados realizados pelo enfermeiro da Atenção Primária à Saúde à pessoa idosa no espaço domiciliar.

Método:

Estudo qualitativo realizado com onze enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde do município de Boa Vista, Roraima. A estratégia adotada para coleta dos dados foi uma entrevista semiestruturada via Plataforma Zoom. Os achados foram analisados e organizados em categorias.

Resultados:

As unidades de registros foram decodificadas em duas dimensões avaliação domiciliar de enfermagem indutora de orientações preventivas de acidentes domésticos em idosos e ações de cuidar realizadas pelo enfermeiro ao corpo do idoso no domicílio.

Conclusão:

Foram produzidas orientações preventivas sobre limpeza domiciliar, disposição de objetos e pessoas no interior do lar com vistas a reduzir quedas. As ações de cuidar de cunho procedimental envolveram verificação de parâmetros vitais, orientação quanto ao uso de medicamentos, cuidado com a pele, higiene pessoal, realização de curativos, passagem e troca de sondas em idosos domiciliados. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2