Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Gerenciamento da atenção básica no brasil: uma análise a partir da percepção de especialistas / Basic cate management in brazil: an analysis from the expert's perception / Gestión de cuidados básicos en brasil: un análisis desde la percepción del experto

Silveira, Nayana Cíntia; Ribeiro, Marcos Aguiar; Albuquerque, Izabelle Mont'Alverne Napoleão; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm; Carneiro, Maria do Socorro Melo; Cunha, Carina Guerra; Nascimento, Ana Beatriz Oliveira do; Sousa, Francisca Erandielly Lopes.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(6): 1091-1097, dez. 2021. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1368700
Objetivo: Analisar o gerenciamento da Atenção Básica no Brasil a partir da perspectiva de pesquisadores especialistas. Método: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, sendo recorte de um trabalho de conclusão de curso que deu origem a 21 unidades de registro; serão abordadas e discutidas 05 unidades referentes as habilidades gerenciais na Atenção Básica. A coleta de dados foi realizada a nível nacional com pesquisadores líderes de grupo de pesquisa de dezembro de 2018 a janeiro de 2019, os participantes foram contatados para responder ao Instrumento de avaliação das competências para o gerenciamento na Estratégia Saúde da Família de Sobral adaptado para a plataforma do Google Forms. O material foi levado para a análise, com o referencial da análise de conteúdo de Bardin e com o suporte do software NVivo11. Resultados: As habilidades sobre o trabalho do gerente foram relacionadas a 05 unidades de registro: Gestão Compartilhada, Participação Popular, Humanização na Gestão, Liderança e Envolvimento com a Equipe. Conclusão: O objetivo de analisar a percepção de especialistas foi alcançado. Mostra-se que o gerente deve ser habilidoso para vislumbrar o ganho quando se trabalha cogestão e assegurando a participação popular como outra potência, trazendo conceitos da humanização para o gerente. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2