Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Suplementação de zinco para cocleovestibulopatias: sinopse baseada em evidências / Zinc supplementation for cochleovestibulopathies: evidence-based synopsis

Person, Osmar Clayton; Puga, Maria Eduarda dos Santos; Atallah, Álvaro Nagib.
Diagn. tratamento ; 27(2): 55-60, abr-jun. 2022. ilus, tab, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1369114

Contexto:

O zinco é um elemento-traço que age no sistema auditivo, atuando em sinapses auditivas e na cóclea, sobretudo junto à enzima superóxido dismutase.

Objetivo:

Avaliar a efetividade da suplementação de zinco para o tratamento de cocleovestibulopatias. Material e

Métodos:

Trata-se de sinopse baseada em evidências. Procedeu-se à busca por estudos que associavam zinco à perda auditiva, tontura e zumbido em três bases eletrônicas de dados Cochrane - Central de Registros de Ensaios Clínicos - CENTRAL (2022), PubMed (1966- 2022) e Portal BVS (1982-2022). Dois pesquisadores independentemente extraíram os dados e avaliaram a qualidade dos estudos para a síntese. Os desfechos de análise envolveram melhora de perda auditiva, tontura e zumbido.

Resultados:

Foram encontrados 231 estudos. Cinco estudos (quatro ensaios clínicos randomizados e uma revisão sistemática) envolvendo um total de 249 pacientes. Discussão A literatura mundial apresenta poucos estudos relacionando zinco e cocleovestibulopatias. A maioria trata-se de estudos in vitro ou de experimentação animal. Os estudos em humanos são ensaios clínicos de baixa amostragem e elevada heterogeneidade, que avaliaram melhora de perda auditiva e melhora de zumbido. Nenhum estudo avaliou melhora da tontura. O nível de evidência é muito baixo e não permite, nesse momento, aferir a efetividade do zinco para tratamento de cocleovestibulopatias em humanos, sendo sua utilização clínica baseada na experiência de cada profissional.

Conclusões:

Não há evidência de efetividade da suplementação de zinco no tratamento de cocleovestibulopatias, sendo recomendada a realização de novos estudos de boa qualidade metodológica. PALAVRAS-CHAVE Zinco, perda auditiva, tontura, zumbido, prática clínica baseada em evidências
Biblioteca responsável: BR12.1
Localização: BR12.1