Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção dos acadêmicos de Enfermagem sobre Autismo / Nursing students' perception of autism / Percepción de los académicos de enfermería sobre el autismo

Camelo, Isabella Martins; Camelo, Edna Chaves; Neves, Kelly Rose Tavares; Aragão, Gislei Frota.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(6): 1210-1216, dez. 2021. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1369282

Objetivo:

analisar o nível de conhecimento dos acadêmicos do curso de Enfermagem de uma universidade pública sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Método:

Trata-se de estudo quantitativo, descritivo, realizado entre outubro de 2020 a janeiro de 2021, utilizando um questionário on-line. Responderam ao questionário 60 estudantes dos últimos semestres do curso.

Resultados:

A maioria dos acadêmicos não conheciam a faixa etária mais provável para identificar os primeiros sinais de autismo, mas conseguiram identificar os sintomas nucleares do TEA. 65% negaram haver correlação entre o nível socioeconômico e TEA. De acordo com 4% dos estudantes, todos os autistas são superdotados, e para 98% o autismo não é causado por vacina. A maioria dos acadêmicos afirmaram não ter recebido conhecimento suficiente na graduação sobre o tema. Todos concordaram na falta de conscientização sobre o TEA entre profissionais da saúde. Apenas 37% participaram de eventos sobre TEA e todos demonstraram interesse em conhecer mais sobre o assunto. Considerações finais Pode-se perceber algumas lacunas no conhecimento de estudantes de enfermagem acerca do TEA, devendo ser encorajado a inserção desta temática nos cursos de graduação, possibilitando a formação de enfermeiros capacitados para uma abordagem profissional específica aos pacientes com TEA. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2