Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relación entre el signo del lóbulo hendido y enfermedad cardiovascular en pacientes del Hospital Universitario deLos Andes, diciembre de 2017 a julio de 2018 / Relationship between the Cleft Lobe Sign and Cardiovascular Disease in Patients at the Hospital Universitario de los Andes, December 2017 to July 2018 / Relação entre sinal de lóbulo fendido e doença cardiovascular em pacientes no Hospital Universitário de Los Andes, dezembro de 2017 a julho de 2018

Castro Gutiérrez, John Eliseo; Quiñonez, Magaly; Dulcey Sarmiento, Luis Andrés.
Rev. Investig. Salud. Univ. Boyacá ; 8(2): 18-31, 20211201. tab, fig
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-1369435

Introdução:

O sinal de Frank ou sinal de lóbulo fendido tem sido associado com desorganização das fibras elásticas e espessamento das arteríolas, levando à esclerose vascular e isquemia local crônica do lóbulo da orelha.

Objetivo:

Determinar a relação entre o sinal do lóbulo fendido e as doenças cardiovasculares em pacientes do Departamento de Medicina Interna do Instituto Autónomo Hospital Universitário dos Andes, entre dezembro de 2017 e julho de 2018.

Materiais e métodos:

Estudo observacional, descritivo, transversal, caso-controle para estabelecer a relação entre o sinal do lóbulo fendido e a doença cardiovascular.

Resultado:

Fumar é um fator de risco diretamente associado à presença do sinal do lóbulo fendido (p = 0,047), pois há uma tendência maior para que ele apareça quanto maior a intensidade do fumo. A presença do sinal do lóbulo gera um risco relativo 2.062 vezes maior para eventos cardiovasculares do que para aqueles sem ele.

Conclusão:

A associação encontrada entre o sinal do lóbulo fendido, o tabagismo e a doença cardio-vascular é considerada como uma ferramenta facilmente identificável de uma população com maior risco para o desenvolvimento dessas patologias.
Biblioteca responsável: CO218.1