Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização do perfil de mulheres rurais segundo fatores sociodemográficos, laborais e epidemiológicos / Caracterización del perfil de las mujeres rurales según los factores sociodemográficos, laborales y epidemiológicos / Characterizing the profile of rural women according to socio-demographic, labor and epidemiological factors

Silva, Bruno Neves da; Araújo, Vitoria Keller Gregório de; Silva, Ana Carolina Souza da; Nascimento, Vitória Daeny Medeiros do; Silva, Sandy Yasmine Bezerra e; Pinto, Érika Simone Galvão.
Rev. urug. enferm ; 17(1): 1-14, ene. 2022.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1371164
As mulheres rurais possuem meios de vida e estrutura familiar própria do contexto no qual se encontram inseridas, o que frequentemente favorece sua vulnerabilização. Este estudo objetivou caracterizar o perfil sociodemográfico, laboral e epidemiológico de mulheres rurais. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados entre os meses de julho a novembro de 2020 em área rural do município de Nazarezinho, Paraíba, Brasil, junto a 87 mulheres rurais acompanhadas por uma unidade de estratégia de saúde da família. A análise se deu por estatística descritiva. Verificou-se predominância de mulheres rurais com poucos anos de estudo formal, com média de idade economicamente ativa, com laços conjugais e filhos, de renda mensal de até um salário mínimo, e que desempenhavam papeis consideráveis no trabalho rural, sobretudo nas atividades de plantio e colheita. Quase metade delas declarou possuir doença crônica, sendo a hipertensão arterial sistêmica a mais apontada. Conclui-se o perfi l de mulheres rurais indica vulnerabilidades sociais que devem ser combatidas a partir da implementação de políticas públicas com vistas à promoção da sua saúde, melhoria da qualidade de vida e garantia de direitos fundamentais.
Biblioteca responsável: UY7.1