Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores associados ao desenvolvimento da anomalia congênita em recém-nascidos / Factors associated with the development of congenital anomalies in newborns / Factores asociados al desarrollo de anomalía congénita en recién nacidos

Silva, María Eduarda Wanderley de Barros; Barbosa, María Letícia Cardoso da Silva; Santos, Thaís Andrade dos; Silva, Daniela de Lira; Passos, Vitória María de Arruda; Silva, Clara Gomes Carvalho; Cavalcante, Natália Valença; Pereira, Jennifer Martins; Manzin, Ana Paula Moura; Peixoto, Gabriel Fragoso; Calheiros, Christian Cleber Maux; Neto, Jones Pinto da Silva; Macêdo, Lindinês Pereira de; Silva, Angela Ferreira da; Soares, Larissa Lima.
Res Soc Dev ; 10(17): e94101724309, 2021.
Artigo em Português | MMyP | ID: biblio-1372116
As falhas congênitas são condições patológicas que são determinadas por fatores que surgem concomitante ao nascimento, durante ou depois da concepção. No entanto, as anomalias também podem ser desenvolvidas por diversos fatores, idade materna, fatores ambientais, alterações do desenvolvimento dos tecidos e também por agentes infecciosos. As alterações congênitas podem estar associadas por uma variedade de fatores etiológicos. O estudo visa apresentar resultados encontrados na revisão integrativa qualitativa, que apresentem os fatores associados anomalias congênitas, expondo as diferentes vias as quais essas manifestações podem se desenvolver. A pesquisa trata-se de uma revisão integrativa da literatura do tipo qualitativa, a elaboração de levantamento metodológico para a pesquisa foi realizada no período Novembro de 2021, a base de dados utilizada foi Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Utilizando o Medical Subject Headings (MeSH) e os Descritores de ciências em saúde (DeCS), são evidentes que há diversos fatores os quais podem causar o desenvolvimento de anomalias congênitas, tendo em vista os resultados, o cuidado e atenção ao período do pré-natal é fundamental, para realização de diagnósticos e intervenções diante as anomalias, no entanto, quando a existente após nascimento as principais medidas para que se tenha um cuidado neuroprotetor neonatal é necessário a proteção do sono, parceira com as famílias e um ambiente terapêutico a fim de minimizar o estresse e dor. É necessário que seja disseminado o conhecimento sobre as anomalias e suas causas para que assim muitos causos sejam evitados, apesar da etiologia genética ser um fator contribuinte por uma porcentagem considerável nas anomalias congênitas deve-se levar em consideração os fatores evitáveis como as infecções que podem ser transmitidas ao feto e endocrinopatias maternas. (AU)
Biblioteca responsável: UY4.1