Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Síndrome de burnout em enfermeiros de estratégia saúde da família do sul do Brasil / Síndrome de burnout en enfermeras de las estrategias de salud de la familia en el sur de Brasil / Burnout syndrome in nurses of the family health strategies in southern Brazil

Kist, Daiane Raquel; Possuelo, Lia Gonçalves; Krug, Suzane Beatriz Frantz.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 25(288): 7780-7793, maio.2022. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1372427

Objetivo:

identificar a prevalência da Síndrome de Burnout e as características sociodemográficas e ocupacionais associadas em enfermeiros de ESFs de municípios da 28ª Região de Saúde do Rio Grande do Sul.

Método:

trata-se de um estudo transversal, incluindo enfermeiros de Estratégia Saúde da Família de 13 municípios de uma região do sul do Brasil que responderam um questionário online com aspectos sociodemográficos e ocupacionais e o Maslach Burnout Inventory para mensurar o desfecho de SB no período de março a agosto de 2018.

Resultados:

um total de 47 enfermeiros respondeu o instrumento. A prevalência de Síndrome de Burnout foi de 57,4%. Os enfermeiros que possuem interesse em trocar de profissão, assim como aqueles que trabalhavam na zona urbana apresentaram associação com a Síndrome de Burnout (p≤0,05).

Conclusão:

o estudo demonstrou alta prevalência de Síndrome de Burnout entre os enfermeiros que atuam em ESFs da 28ª Região de Saúde, indicando predisposição em desenvolvê-la(AU)
Biblioteca responsável: BR1505.9
Localização: BR1505.9