Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Associação da adesão das regiões do brasil à rede cegonha com a mortalidade materna e outros indicadores de saúde / Association of adhesion to the cegonha network in brazil with maternal mortality and other health indicators / Asociación de adhesión a la redcegonha en brasil con mortalidad materna y otros indicadores de salud

Souza, Dandara Rayssa Silva de; Silva, Sidney Bruno Lima da; Duarte, Isis Ariele Araújo; Fernandes, Ákysa Kyvia de Medeiros Pinheiro; Barreto, Fernanda Ayumi Macedo Okashita; Andrade, Fábia Barbosa de.
Rev. Ciênc. Plur ; 8(2): e26632, 2022.
Artigo em Português | MMyP | ID: biblio-1372612

Introdução:

As taxas de morbimortalidade materna, no Brasil, são evidenciadas pelo processo de trabalho intervencionista e por desigualdades socioculturais entre as regiões do país.

Objetivo:

Avaliar a adesão das regiões do Brasil à Rede Cegonha associada à mortalidade materna e aos indicadores de aleitamento materno exclusivo e cobertura da Atenção Básica.

Metodologia:

Trata-se de um estudo ecológico, do tipo transversal, onde foram analisados o comportamento da adesão à Rede cegonha, entre os anos de 2012 e 2017, associado a indicadores de saúde materna.

Resultados:

Percebeu-se que a adesão à Rede Cegonha coincidiu com o aumento da cobertura da atenção básica nas regiões do Brasil. Houve associação da adesão ao programa com a diminuição da mortalidade materna com o passar dos anos, com destaque para as regiões Sul e Sudeste do país. Ainda, a distribuição de coeficiente de aleitamento materno exclusivo revelou-se em crescimento em todas as regiões, com dados discrepantes na região sul.

Conclusões:

Observam-se os impactos da Rede Cegonha no Brasil dentro do recorte temporal estabelecido, expressos pela diminuição dos índices de mortalidade e melhoria dos indicadores de saúde, apesar das limitações institucionais e culturais encontradas. (AU)
Biblioteca responsável: UY4.1