Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepções atribuídas por parturientes sobre o cuidado de enfermeiras obstétricas em centro de parto normal / Perceptions attributed by parturients about obstetric nurses' care in a normal birth center / Percepciones atribuidas por las parturientas sobre el cuidado de enfermeras obstétricas en un centro de parto normal

Silva, Clemilda Alves da; Rodrigues, Diego Pereira; Alves, Valdecyr Herdy; Ferreira, Elisângela da Silva; Carneiro, Márcia Simão; Oliveira, Thalita Rocha.
Rev. enferm. UFSM ; 12: e22, 2022.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1372673

Objetivo:

compreender as percepções das parturientes quanto aos cuidados da enfermagem obstétrica no processo do parto e nascimento em Centro de Parto Normal.

Método:

estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, com 15 puérperas que tiveram o cuidado no parto e nascimento no Centro de Parto Normal Haydeê Pereira Sena, região metropolitana do estado do Pará, Brasil. Realizou-se entrevista semiestruturada, por meio virtual, via aplicativo WhatsApp®, na função de videochamada, de setembro a novembro de 2020, após captação das mulheres que receberam alta da unidade. Os dados foram gravados pelo áudio do aplicativo SplendApps, transcritos e submetidos à análise de conteúdo temática, com o suporte do software ATLAS.ti 8.0.

Resultados:

observaram-se o acolhimento e a empatia durante o processo da humanização, além da utilização de tecnologias não invasivas do cuidado da enfermagem obstétrica com base na ciência.

Conclusão:

cuidado humanizado garante respeito, autonomia e empoderamento, com a prática das enfermeiras obstétricas.
Biblioteca responsável: BR568.1