Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O conforto sob a perspectiva dos clientes oncológicos em tratamento quimioterápico ambulatorial / Confort desde la perspectiva de los clientes con cáncer sometidos a quimioterapia ambulatoria / Comfort from the perspective ofcancer client sunder going out patient chemotherapy treatment

Louro, Lidiane da Fonseca Moura; Santiago, Luiz Carlos; Louro, Thiago Quinellato; Ribeiro, Yonara Cristiane; Silva, Roberto Carlos Lyra da; Silva, Carlos Roberto Lyra da.
Ciênc. cuid. saúde ; 17(4): e45001, out.-dez. 2018. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1375078
RESUMO A palavra conforto se faz presente no vocabulário dos profissionais de enfermagem durante seu processo de trabalho. Diante disso, objetiva-se, nesta pesquisa, descrever os fatores que interferem na percepção de conforto por parte de clientes oncológicos em tratamento quimioterápico ambulatorial. Esse estudo descritivo e quantitativo foi realizado em um ambulatório de assistência oncológica privada em saúde, situada na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento composto por duas partes questões sociodemográficas e a Escala de Avaliação de Conforto em Doentes a realizar Quimioterapia. Dos 30 entrevistados, 70% corresponde ao sexo feminino e 30% ao sexo masculino. O diagnóstico mais destacado foi a Neoplasia de mama. O contexto sociocultural apresentou a maior média entre os entrevistados (M=31,6; DP=5,048), e o contexto ambiental representou a média mais baixa (M=17,2; DP=3,453). Os pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico ambulatorial enfrentam alterações relacionadas ao seu aspecto físico e a fatores psicológicos e sociais que afetam a pessoa doente e sua família.
Biblioteca responsável: BR21.1