Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autocuidado de feridas crônicas no ambiente domiciliar: uma análise na perspectiva de dorothea orem / Autocuidado de heridas crónicas en el ambiente domiciliario: un análisis en la perspectiva de dorothea orem / Self-care of chronic wounds in the household environment: an analysis from the perspective of dorothea orem

Kindel, Maria Elisa; Jung, Walnice; Witt, Regina Rigatto; Costa, Idevânia Geraldina; Lazzari, Daniele Delacanal; Carballo, Kety Bernardes.
Ciênc. cuid. saúde ; 19: e50399, 20200000.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1375091
RESUMO

Objetivo:

Analisar o autocuidado de pessoas com feridas crônicas no domicílio.

Método:

Estudo qualitativo, descritivo exploratório. Participaram 20 pacientes de um ambulatório de Santa Catarina. A coleta de dados ocorreu de setembro a outubro de 2016, por meio de entrevistas. A análise de conteúdo identificou três categorias que foram discutidas à luz do referencial de Orem Demanda terapêutica do autocuidado, Competências dos indivíduos para o autocuidado e Competências da enfermagem para o gerenciamento do autocuidado.

Resultados:

Identificou-se como demanda terapêutica alterada de autocuidado o aumento da necessidade de repouso, devido à dor. Quanto ao desenvolvimento restrição de atividades diárias de vida, por limitação no deslocamento. Quanto aos desvios de saúde déficits de competência (automedicação, desconhecimento sobre curativos e complicações). O autocuidado foi influenciado por fatores internos (desconhecimento, dúvidas) e externos (assistência médica, valorização dos procedimentos curativos e provisão de material). A competência da Enfermagem foi acionada na identificação da ferida, realização de curativos e orientações. Considerações finais Este contexto apresenta potencialidades para a promoção do autocuidado, seja pela implementação de protocolo instituído para o tratamento de feridas, ou para capacitação dos profissionais voltada para um atendimento mais resolutivo e que englobe os aspectos da prevenção, promoção e reabilitação em saúde.
Biblioteca responsável: BR513.1