Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Itinerário terapêutico - a busca pelo cuidado em saúde empreendida por pessoa com câncer colorretal / Itinerario terapéutico - la busca por el cuidado en salud emprendida por persona con cáncer colorrectal / The therapeutic itinerary - the search for health care undertaken by a person with colorectal cancer

Aiko, Aline Roberta Lima Nishimura; Melo, Luan Sudário; Sudré, Mayara Rocha Siqueira; Sudré, Graciano Almeida; Silva, Katia Moreira; Wernet, Monika; Matumoto, Silvia.
Ciênc. cuid. saúde ; 19: e50321, 20200000. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1375095
RESUMO

Objetivo:

Compreender, por meio do Itinerário Terapêutico, a busca pelo cuidado empreendida pela pessoa com câncer colorretal e os mecanismos de Gestão do Cuidado.

Método:

Trata-se de um estudo de caso único de abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio da Entrevista Narrativa. Para subsidiar a análise dos dados utilizou-se o software IRaMuTeQ®.

Resultados:

Emergiram dois Subcorpus e cinco classes, por meio dos quais foi possível delinear o itinerário terapêutico e as estratégias de cuidado na perspectiva da pessoa permitiu compreender que a produção do cuidado invade linhas não formais, possibilitando as vias de tratamento que estavam ao seu alcance. É desvelado a inexistência de um fluxo que oriente o caminhar em tempo oportuno e seguro, surgindo sentimento de insegurança e desconfiança. Assim, os mediadores atravessam e produzem contra fluxos na regulação, fazendo surgir redes vivas calcadas no enfrentamento de um trabalho morto, desarticulado e inoperante. Considerações finais Os resultados permitiram identificar a desarticulação dos serviços e a necessidade de elaboração de uma Linha de Cuidado oncológica.
Biblioteca responsável: BR513.1