Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Theoretical Study Theory of professional bonds: description and theoretical analysis based on the Meleis' model with Delphi strategy / Teoría de los vínculos profesionales: descripción y análisis teórico basados en el modelo de Meleis con la estrategia Delphi / Teoria dos vínculos profissionais: descrição e análise teórica baseadas no modelo de Meleis com estratégia Delphi

Borel, Manuela Gomes Campos; Buss Thofehrn, Maira; Arreguy-Sena, Cristina; Lemos, Romanda da Costa Pereira Barboza; Caniçali Primo, Candida; Brandão, Marcos Antônio Gomes.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20220054, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1376259
RESUMO O objetivo deste artigo é avaliar a Teoria dos Vínculos Profissionais a partir das etapas de descrição e análise do modelo de avaliação de teorias de Meleis. Trata-se de um estudo teórico, analítico e filosófico, com captação de manuscritos por meio de revisão de literatura para aprofundar os aspectos quanto à origem, aos referenciais teóricos, filosóficos e à aplicação prática da Teoria dos Vínculos Profissionais. O estudo foi desenvolvido em dois momentos: procedimentos para a avaliação por meio do modelo proposto por Meleis e procedimentos para validação da avaliação por meio da estratégia Delphi e escala Likert. A análise descritiva-reflexiva envolve um exame imparcial e detalhado da teoria, sendo possível definir o escopo por uma teoria de médio alcance baseada na Teoria da Atividade de Leontiev. Os conceitos são definidos, delimitados e inter-relacionados. É possível transcender sua aplicabilidade da equipe de enfermagem para a equipe interdisciplinar. A avaliação da teoria avançou por reafirmar a importância da teoria para a prática e identificar potencialidades de desenvolvimento teórico, contribuindo para a elaboração de uma diretriz inédita para estudos teóricos de enfermagem.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1