Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assistance to patients eligible for palliative care: the view of professionals from an Intensive Care Unit / Asistencia a pacientes elegibles para cuidados paliativos: visión de profesionales de una Unidad de Cuidado Intensivo (UCI) / Assistência a pacientes elegíveis para cuidados paliativos: visão de profissionais de uma Unidade de Terapia Intensiva

Rodrigues Martins, Matheus; da Silva Oliveira, Juliana; Ernesto Silva, Alexandre; Souza da Silva, Rudval; Constâncio, Tatiane Oliveira de Souza; Vieira, Sheylla Nayara Sales.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20210429, 2022. graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1376263
RESUMO

Objetivo:

compreender a percepção da equipe multiprofissional sobre a qualidade da assistência à saúde prestada a pacientes em cuidados paliativos em Unidade de Terapia Intensiva.

Método:

estudo qualitativo, ancorado no referencial teórico de Donabedian, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com 35 profissionais que atuam em Unidade de Terapia Intensiva. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo.

Resultados:

foram pré-estabelecidas três categorias estrutura, processo e resultado, das quais emergiram cinco subcategorias Déficit no quantitativo e na qualificação profissional; Ambiência e cuidados paliativos; (In)existência de uma assistência pautada nos princípios dos cuidados paliativos; Falhas na comunicação e na abordagem interdisciplinar; e Repercussões da (des)assistência.

Conclusão:

o estudo permitiu compreender as fragilidades institucionais para a operacionalização da assistência dispensada aos pacientes elegíveis para cuidados paliativos no cenário da Unidade de Terapia Intensiva. Dessa forma, para que essa filosofia de cuidado seja propagada, necessita-se da coparticipação dos gestores, profissionais, pacientes e familiares, uma vez que essas lacunas não conseguem ser supridas sem que haja um envolvimento coletivo.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1