Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalence of depressive symptoms and health conditions in the elderly treated in primary health care / Prevalencia de síntomas depresivos y condiciones de salud en ancianos tratados en atención primaria de salud / Prevalência de sintomas depressivos e condições de saúde em idosos atendidos na atenção primária à saúde

Marcelino, Evanilza Maria; Silva, Priscila Maria de Castro; Medeiros, Fabíola de Araújo Leite; Silva, Josefa Raquel Luciano da; Olinda, Ricardo Alves de; Medeiros, Ana Claudia Torres de.
Rev. baiana enferm ; 36: e45832, 2022. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1376451
Objetivo: analisar a prevalência de sintomas depressivos e as condições de saúde em idosos atendidos na Atenção Primária à Saúde. Método: pesquisa observacional do tipo transversal, de abordagem quantitativa, realizada com 130 idosos de um município brasileiro. Coleta de dados ocorreu entre novembro de 2019 e março de 2020, utilizando Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15) e questionário, contemplando dados sociodemográficos. Resultados: prevalência de sintomas depressivos presentes em 78 idosos (63,1%). As variáveis independentes associadas foram: sexo feminino, idade entre 60 e 69 anos, renda mensal de 1 a 3 salários-mínimos, maior que nove anos de escolaridade, domínio mental e físico com risco, com mais de três doenças autorreferidas e mais de cinco medicamentos utilizados. Conclusão: a alta prevalência de sintomas depressivos na população idosa estudada requer investimento em ações de prevenção, atentando para a necessidade de práticas que promovam o envelhecimento ativo e a satisfação com a vida.
Biblioteca responsável: BR342.1